Sobre a CSA
Visão Geral e Diferenciais
A CSA trabalha com cortes de bobinas, transformando-a em chapas, e também com serviços de beneficiamento de aço inoxidável, como polimento e escovamento. Ddestacamos as máquinas com capacidade de corte de até 15 mm de espessura e corte que vão até 12 metros.
O processo de embalagem automatizado faz o empilhamento "espelhado" contribuindo para a realização de um manuseio mais eficiente e qualidade na logística evitando danos às chapas.
Possuímos avançada rastreabilidade do estoque para evitar mistura de materiais e a inspeção de qualidade no recebimento via tablet, com o sistema Check List Fácil avançado, com notificação imediata ao cliente.
A CSA trabalha exclusivamente com aço inoxidável, evitando a contaminação cruzada que ocorreria ao trabalhar também com aço carbono no mesmo equipamento.
Detalhes importantes
- A CSA trabalha exclusivamente com aço inoxidável, evitando a contaminação cruzada







Nossos processos
CSA em 6 passos
Lorem ipsum dolor sit amet, consecte adipiscing elit.
01.
Checklist Fácil
Registro instantâneo do material do cliente já na chegada .
02.
corte transversal
Com nossas duas máquinas: Italiana e Chinesa
03.
Pós-Corte e Logística
Após o corte, a chapa segue para a expedição ou para outros processos de acabamento superficial.
04.
Acabamentos Superficiais
Existem dois processos principais de acabamento, que são escovamento e polimento:
05.
Película PVC
aplicação de película protetora nos processos de pós corte, ou pós beneficiamento
06.
Rastreabilidade
Sistema de controle de qualidade e rastreabilidade que garante a integridade do material do cliente.
Checklist de Recebimento: A bobina é inspecionada ainda em cima do caminhão. Um funcionário, usando um tablet com o "Checklist Fácil", tira fotos e avalia o estado da bobina. Esse programa permite registrar o estado da bobina, tirar fotos e notificar o cliente via e-mail instantaneamente caso haja algum problema, garantindo transparência e rastreabilidade. Isso evita dúvidas sobre a origem de possíveis danos.
Este processo utiliza dois equipamentos principais:
- Máquina Italiana: Corta até 2 mm de espessura com até 1,5 m de largura.
- Máquina Chinesa: O grande diferencial, corta de 2,5 mm a 15 mm de espessura com até 2 m de largura. Menos de 5% dos concorrentes do mercado possuem essa capacidade.
O processo de corte é composto por várias etapas automatizadas:
1. Desbobinador: A bobina é colocada para ser desenrolada.
2. Calandra Endireitadora: Tira a "memória de forma" da chapa, garantindo sua planicidade.
3. Guilhotina: Realiza o corte. A chapa pode ou não receber uma película protetora, escolhida pelo cliente.
4. Empilhamento Automático: A chapa é empilhada de forma organizada e espelhada.
5. Setor de Fechamento de Pallet: A chapa é fechada com cintas, finalizando a embalagem.
Observação: O processo de embalagem não é final, pois a chapa pode passar por outros tratamentos superficiais, se o cliente solicitar.
Após o corte, a chapa segue para a expedição ou para outros processos de acabamento superficial.
A CSA trabalha exclusivamente com aço inoxidável, evitando a contaminação cruzada que ocorreria ao trabalhar também com aço carbono no mesmo equipamento.
Existem dois processos principais de acabamento, que são escovamento e polimento:
Escovamento
A CSA possui duas máquinas para esse processo. O escovamento cria um efeito ranhurado na superfície da chapa e pode ser realizado de duas formas:
- Processo Úmido: Utiliza uma mistura de óleo e água. É usado para materiais laminados a quente, que saem da fabricação mais rugosos e brutos. Finalidade: É usado tanto para fins estéticos quanto para reduzir a rugosidade da chapa, o que é exigido por alguns nichos de mercado, como o alimentício, para evitar o acúmulo de bactérias.
- Processo a Seco: Não utiliza fluídos. É usado exclusivamente para fins estéticos, como em elevadores e geladeiras, onde a superfície está em contato visual com o consumidor. O material pode entrar na máquina em dois estados diferentes: Acabamento natural > Material cru que será escovado; Aço polido > Material que já veio polido do fabricante, mas o cliente deseja um acabamento escovado.
- Observação: A chapa pode ser escovada mesmo que já tenha vindo do fabricante com um acabamento polido. O cliente pode pedir o escovamento sobre uma superfície já polida.
Finalidade: O processo transforma tanto o material natural (2B) quanto o polido em aço escovado.
Polimento
O polimento dá um efeito espelhado à chapa. A CSA possui duas máquinas para esse processo: uma onde a chapa é manual, e a outra, onde o processo é automatizado. O sistema de ventosas tira a chapa, a máquina se movimenta, e depois a chapa é devolvida.
Nos processos de corte e escovamento, quase todos os clientes solicitam a aplicação dessa película para proteger o material durante o transporte. Alguns clientes podem enviar as placas já finalizadas, solicitando apenas a aplicação da película, nesse caso, a CSA tem uma máquina exclusiva para esse fim.
A CSA tem um sistema de controle de qualidade e rastreabilidade que garante a integridade do material do cliente.
- Rastreabilidade: A empresa garante que o material de cada cliente não se misture, mantendo a rastreabilidade do começo ao fim do processo.
- Sinetador: Um equipamento que marca a chapa com o "apelido" do cliente, garantindo uma rastreabilidade ainda mais precisa. Esse é um serviço opcional que o cliente deve solicitar na entrada do material à CSA.